quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Possibilidades de intervenção processo de construção do conceito numérico



Vamos pensar juntos?  
"O conhecimento de como acontece a formação do conceito de número em crianças pequenas é de fundamental importância para a prática nas salas de aula da educação infantil. Os números estão presentes no cotidiano das crianças, desde muito cedo presenciam e vivenciam ações de troca, venda, reunião e distribuição de objetos. Lerner (1995) afirma que as noções matemáticas adquiridas nessas práticas informais possibilitam às crianças realizar pequenos cálculos, selecionar canais de televisão, comparar idades de seus familiares, reconhecer endereços, números de telefones entre outros." [ Cíntia Ribeiro Carneiro ].

Assim o professor deve levar os alunos a refletir criticamente, procurando trabalhar as operações matemáticas sempre contextualizadas, levando-os a utilizar o raciocínio lógico. Segue alguns exemplos de intervenção:

  •   Toda vez que o docente pedir para que o aluno escreva determinado número, solicitar que ele interprete e de exemplo do número escolhido, levando-o a raciocinar.
  • O professor pode pedir que a criança coloque um número que está faltando na sequência numérica, para isso pode mostrar imagens ou mencionar outras quantidades que contenham o número a ser adivinhado.
  •  Facilitar, no contexto da produção escrita dos numerais, a associação de idéias entre as crianças por meio do confronto das diferenças de escrita numérica e de uma mesma quantidade. É importante sempre pedir justificativas das hipóteses surgidas;
  • Introduzir informações sobre o funcionamento do sistema de numeração, tanto de forma direta, como indireta, pedindo, por exemplo, que as crianças procurem representar o que for solicitado em diversos materiais disponíveis na sala de aula ou escrevendo no quadro números similares àquela que se está tentando ensina.

Entre outras pequenas coisas no dia-a-dia do aluno, farão diferença. Ao longo iremos ressaltando métodos e metodologias mais dinâmicas para serem usadas com nossos pequenos nas aulas!   



Nenhum comentário:

Postar um comentário