quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AS QUATRO OPERAÇÕES : ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – TRABALHANDO COM O ÁBACO


Trabalhando com o Ábaco em sala de aula

Primeiramente apresentamos o ábaco aos alunos de 3 ° ano de uma escola municipal,
explicando sucintamente a história do ábaco e a maneira de manuseá-lo para realização
de representação numérica e resolução de contas.

Após pedir para que os alunos representassem os números: 253,397,506,1.111,2.023.

Fizemos os seguintes questionamentos:
Qual foi o número mais difícil para representar no ábaco? Por que?
Foi utilizado mais "bolinhas" para representar o número 1.111 ou para representar 506?
Para representar o número 2.023 não foi utilizada uma determinada cor (casa decimal)
qual foi e por quê?
Os alunos tiveram certa dificuldade para expressar e responder essas questões mais com
auxilio e depois de analisar o ábaco e as representações ditas nas perguntas obtemos
algumas respostas.
Respostas da aluna E. (9 anos)
Qual foi o número mais difícil para representar no ábaco? Por que?


O número foi o 2.023 me confundi muito pra fazer ele, por que ele é um número
grande que confunde por ser da casinha do milhar eu sempre acho que é da casinha da
centena.

Foi utilizado mais "bolinhas" para representar o número 1.111 ou para representar 506?

Perai professora que eu vou fazer de novo pra ver.(Ela começa a representar os
números pedidos e contar as "bolinhas") Ah professora o número mas fácil é o 1.111
ele parece mais difícil quando fala mas vai só uma bolinha de cada pra fazer esse
número. E o 506 vai mais bolinhas de 2 cores diferente e tem que prestar a atenção pra
não fazer errado.

Para representar o número 2.023 não foi utilizada uma determinada cor (casa decimal)
qual foi e por quê?

Esse eu me confundi pra fazer professora. Porque eu fiz errado ai depois que você
explicou de novo eu consegui fazer certinho, a cor que não vai é a azul que é da família
da centena. Tem que prestar bastante atenção pra fazer esse número se não faz tudo
errado e fica 2.123 se colocar bolinha azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário